Aniversário de Salvador

quinta-feira, 29 de março de 2012

Olá Gente!!!
Salvador festeja 463 anos. Conheça um pouco da sua história.
O nome dado à capital baiana, em sua fundação, foi Cidade do São Salvador da Baía de Todos os Santos.

Imagem retirada do wikipedia
Nesta quinta-feira (29) Salvador completa 463 anos. Na mesma data, no ano de 1549, Tomé de Sousa, nomeado governador-geral do Brasil, e sua comitiva aportaram nas terras soteropolitanas com a missão de fundar uma cidade fortaleza e a primeira metrópole portuguesa na América, a mandos do então rei de Portugal, D. João III. O nome dado à capital baiana, em sua fundação, foi Cidade do São Salvador da Baía de Todos os Santos.

A partir do século XVI, a capital baiana se tornou o maior porto para a chegada de escravos africanos no Brasil. As consequências da grande quantidade de africanos na cidade, podem ser vistas, até hoje, no hábitos, costumes e tradições do soteropolitano.

Em 1624, Salvador foi invadida por holandeses que permaneceram no poder por 11 meses. Por 215 anos Salvador foi a primeira capital do Brasil, quando, em 1763, perdeu o posto para o Rio de Janeiro, mas sempre foi uma cidade de destaque no Brasil.

Depois da proclamação da Independência do Brasil, em 1822, Salvador e toda a Bahia continuavam sob a ocupação de tropas portuguesas. Então, no dia 2 de julho de 1823 a capital baiana sediou a independência da Bahia, com a derrota das tropas do  Brigadeiro Madeira de Mello, dando o desfecho à independência completa do país.

Fonte

          Parabéns Salvador !!!

 

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita e pelo comentário:)