[Eu Assisti # 10] Jogos Vorazes

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Título Original : The Hunger Games
Sinopse: A história se passa em uma nação pós-apocalíptica chamada Panem constituída por 12 distritos que são governados pela Capital, uma cidade muito poderosa. A história começa quando Katniss pega o lugar da sua irmã, Prim, que foi sorteada para ser o tributo feminino nos Septuagésimo Quarto Hunger Games, um jogo criado pelo governo da Capital, onde são escolhidos um menino e uma menina de cada distrito como tributo, de idade entre 12 e 18 anos, como uma forma de mostrar que eles mandam em Panem. Katniss se vê dividida pela luta pela sobrevivência e pelos seus sentimentos com Peeta, o tributo masculino do seu distrito.

The Hunger Games (Jogos Vorazes), é um filme baseado no livro homônimo de Suzanne Colins, o primeiro de uma trilogia. É dirigido por Gary Ross e estrelado por Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson e Liam Hemsworth. O filme foi lançado nos Estados Unidos em 22 de Março de 2012 e, mundialmente, em 23 de Março de 2012.


Sobre o livro: The Hunger Games é um romance para jovens adultos escrito pela norte-americana Suzanne Collins. O primeiro de uma trilogia que leva seu nome, foi originalmente publicado nos Estados Unidos em 14 de setembro de 2008 pela editora Scholastic, e lançado em Portugal e no Brasil, respectivamente, em 20 de outubro de 2009 pela Editorial Presença e 29 de maio de 2010 pela Rocco. Narrado em primeira pessoa, o livro acompanha Katniss Everdeen, uma garota de dezesseis anos que vive em um mundo pós-apocalíptico, em um país distópico chamado Panem - localizado onde estaria a América do Norte. O país é dominado por uma metrópole tecnologicamente avançada chamada Capital, que realiza anualmente os Jogos Vorazes, nos quais um garoto e uma garota, entre doze e dezoito anos, de cada um dos doze distritos do país são selecionados através de sorteio para participar de uma batalha televisionada em uma arena da qual apenas um deles deve sair vitorioso e sobreviver. 
O livro foi lançado também como audiolivro e livro digital. Teve uma primeira edição de 50 mil exemplares nos Estados Unidos, mais tarde aumentada para 200 mil. Desde o seu lançamento, foi traduzido para 26 idiomas diferentes e teve os seus direitos vendidos para 38 países. Foi recebido de forma geralmente positiva pelos críticos especializados. O segundo livro da série, Catching Fire (publicado em português como Em Chamas), foi lançado em 1 setembro de 2009, seguido por Mockingjay (A Esperança, no Brasil; A Revolta, em Portugal) em 24 de agosto de 2010.

Capa do livro
Curiosidades: 
 Sexto filme a chegar mais rápido na marca dos US$ 300 milhões.
 A antes mesmo da estreia do primeiro filme, a Lionsgate está planejando transformar a trilogia de livros em quatro filmes. O estúdio planeja seguir a mesma linha de 'Harry Potter e as Relíquias da Morte' e 'Amanhecer', e dividir o último livro em dois filmes.
Gary Ross ('Seabiscuit') dirige, à partir de um roteiro da escritora Collins e Billy Ray ('Intrigas de Estado').
 Primeira parte de uma trilogia de livros: 'Jogos Vorazes', 'Em Chamas' e 'A Esperança'.
 Chloë Grace MoretzMaria MouserHailee SteinfeldAbigail Breslin, Lyndsy FonsecaSaoirse RonanEmma RobertsKaya ScodelarioEmily Browning e Shailene Woodley foram considerados para o papel de Katniss.
 Alex PettyferLucas TillNico TortorellaAlexander LudwigEvan Peters Hunter Parrish foram considerados para viver Peeta Mellark.
Chris MassogliaDavid HenrieRobbie Amell Drew Roy foram considerados para Gale.
Liam Hemsworth Jennifer Lawrence são loiros, e tiveram os cabelos tingidos de castanho para seus papéis no filme, enquanto Josh Hutcherson, naturalmente castanho, teve o cabelo tingido de loiro.
 O compositor Danny Elfman deixou o filme devido a um conflito de agenda e foi substituído por James Newton Howard.


Fonte / Fonte / Fonte



 

Sobre o filme: O enredo do filme gira torno da jovem Katniss uma adolescente de dezesseis anos, que vive no distrito doze com sua irmã mais nova Primrose e a mãe. Desde a morte do pai em uma explosão ela e Gale o seu melhor amigo caçam ilegalmente para sustentar suas famílias. Mais a vida de Katniss muda quando sua Prim e escolhida para ser o tributo, o que significa que devido a uma revolta contra a capital ficou decidido que os doze distritos deveriam providenciar um casal com idade entre doze e dezoito anos para serem escoltados até a capital para lutarem em uma arena até a morte. Sabendo que se sua irmã fosse para capital jamais voltaria, Katniss decide tomar o lugar dela. Ela e o tributo masculino o jovem Peeta que e filho do padeiro são transferidos para capital, em um trem super luxuoso onde eles conhecem mentor deles, o Haymitch Abernathy o único vencedor do distrito doze que vive quase sempre bêbado. Os jovens dos doze distritos passam por um treinamento antes da competição, e após o receio inicial Peeta e Katniss passam a apoiar um ao outro, mais ela acaba ficando furiosa quando em uma entrevista Peeta acaba revelado que sempre gostou dela, desde a primeira vez que a viu. Apesar da fúria inicial Katniss aceitado a ideia do romance quando Haymitch sugere que a ideia de um casal lutando pela vida pode ajudá-los a conseguir patrocinadores e com isso conseguirem sobreviver à disputa.

Quando a disputa se inicia Katniss precisa usar todas as suas habilidades para se manter viva, enquanto Peeta se alia aos outros participantes. Poderá ela sobreviver aos jogos vorazes?

Meus comentários: Bem o filme é interessante, mais não posso dizer que considero ele um dos melhores que já assisti, já que eu sentir falta de um pouco mais de carisma dos protagonistas. Claro que eu fiquei um pouco frustrada, pois tinha algumas expectivas devido à popularidade da série, mais eu acredito que isso seja o fato de cada um ter uma preferência, como tem algumas pessoas que gostam da Saga Harry Potter, e não gostam da Saga Twilight e vice – versa. Por isso eu sugiro que vocês assistam ao filme e tirem suas próprias conclusões.
Bom filme e não esqueçam de comentar !

5 comentários:

  1. Amei o livro e o filme me decepcionou um pouco. O ator que faz o Peeta é muito feiinho, e agora vendo esse monte de ator que você colocou que foi considerado pro papel,não sei porque escolheram ele

    ResponderExcluir
  2. Ainda não assisti ao filme, pois não li o livro. hahaha

    Obrigada pelo comentário lá no Sook. E desculpe a demora para responder.
    Já estou seguindo aqui. Segue o Sook também amore! ^^
    Aaaah tem PROMOÇÃO nova lá no blog!!! Confira.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não me interessei pela série tanto dentro quanto fora das telinhas.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie...
    Tudo bom?
    Ahhh o livro ainda não li mas o filme AMEI...
    Também sou apaixonada por romances hehehe

    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu para conhecer... Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie Marla
    eu li os livros e assisti ao filme, mas prefiro os livros. A Jennifer fez uma ótima interpretação da Katniss, aquela carinha de que não se importava com nada, totalmente antipática , foi totalmente convincente. Gostei muito do Josh no papel de Peeta, ele conseguiu dar um ar de menino inocente e apaixonado ao personagem. Alguns efeitos foram bem abaixo da minha expectativa, mas no geral eu curti o filme.
    bjos

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pelo comentário:)