Resenha: Equinócio - A Primavera – Lú Piras

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Título original: Equinócio – A Primavera
Livro no Skoob ||Classificação: 4,8
Editora: Dracaena || Nº de Páginas: 440
Sinopse:A cidade do Rio de Janeiro é o pano de fundo onde a estudante de medicina Clara vive sua rotina diária com a família e amigos. O que ela não imaginava é que tudo o que acreditava estivesse prestes a mudar, com a visita inusitada de um anjo. As força do mal ameaçam escravizar a raça humana e, para impedir, o anjo da guarda Nath-Aniel (Nate) vem à Terra, disfarçado de humano, para alertar sua protegida Clara de que sua vida está em risco. Proibido de agir em nome dos humanos e alterar seus destinos, o anjo acaba por se envolver demasiado quando revela a Clara que o pai dela, um renomado cientista, é o responsável pela descoberta que despertou as forças do mal: a fórmula da perpetuação da vida humana (criônica). Toda a missão da legião de anjos celestiais é colocada em risco quando Nate e Clara se apaixonam.

Sobre o livro: Desde a morte da mãe há nove anos, a jovem Clara Chevallier vive com o pai, o Dr. Mauricio, que é um cientista renomado, com Olívia sua irmã de onze e Maria a governanta ,na cidade do Rio de Janeiro. Clara que tem vinte um anos, freqüenta a faculdade de medicina, na companhia dos amigos Marcus, Jéssica e Christiane, do desafeto de infância Jonas Bauer e do trio de estranhos (Wotan, Ahriman e Leigh), conhecido como pagãos. Porém de uma hora para outra, sua vida tranqüila vira de cabeça para baixo, quando seu pai desaparece, deixando a casa bagunçada e com rastros de sangue, levando a polícia a crer, que ele possa estar morto e neste momento que Nath - Aniel ou simplesmente Nate, entra na vida de Clara para mudá-la para sempre. Nate que é o anjo da guarda de Clara, surge para lhe contar que seu pai não estar morto, porém foi corrompido, por causa do desejo de trazer sua esposa de volta. 

Papai desapareceu quando tenho tanto para lhe dizer. Hoje tenho a resposta que há três anos ele cobrava de mim. Ele queria o meu consentimento e eu demorei demasiado tempo para lhe dizer; dizer que por ele eu sou capaz de tudo: até de ignorar a minha própria fé.
Para se entender, o Dr. Mauricio, vem desenvolvendo uma fórmula, para burlar a morte, alterando assim a ordem natural das coisas, fazendo com que a balança entre o bem e o mal seja alterada. E ai que os Renegados (anjos do mal), entram em cena, sendo capazes de qualquer coisa para se apossarem da fórmula. Mas quando a Legião consegue salvar o pai de Clara, das mãos dos Renegados e apagar suas lembranças, junto com a fórmula, tudo parece caminhar de volta aos trilhos o único problema e o sentimento puro, mas proibido que nasceu entre Clara e Nate, durante esses acontecimentos. Existirá alguma chance deles serem felizes juntos ou os Renegados utilizaram essa relação como trunfo, para obter o que tanto desejam?

― Que espécie de guardião eu sou? Não sei responder, mas vejo-o como o único de sua espécie. É preferível pensar que não são todos os anjos da guarda que caem de amores. O céu (no sentido metafórico) estaria despovoado se assim fosse, e as humanas, em sérios apuros. Como eu estou.

― Tem que existir uma saída! Não provocamos nada disso, mas se está acontecendo é porque existe uma razão e deve haver uma solução!

Li muitas resenhas positivas de Equinócio antes de me aventurar em suas páginas e depois de lê-lo, posso dizer que gostei da trama, mas esperava um algo mais. Inicialmente a leitura não fluiu tão rápido quanto eu gostaria, já que achei o inicio bem parado, mas a trama criada pela autora é interessante e muitas vezes instigante, mas senti falta de um pouco de ação. Porém em compensação gostei muito dos personagens e da maneira como a autora deu destaque a todos eles, nos possibilitado a conhecê-los melhor, confesso que me surpreendi com a revelação envolvendo os personagens (Wotan, Ahriman e Leigh), já que eu imaginei que eles eram uma coisa e acabou sendo que eles eram outra, outro detalhe que chamou a atenção foi à rixa entre Jonas e Rodrigo (irmão de Marcus) e fiquei totalmente curiosa para saber o motivo dela. Falando de Clara e Nate, ela é uma protagonista decidida e corajosa, capaz de qualquer coisa para proteger aqueles que ama, adorei a relação dela com Olívia, que também é uma fofa. Já Nate se comportou muitas vezes de maneira indecisa, o que acabava confundindo tanto a mente de Clara, quanto a minha, mas no final ele conseguiu me conquistar e me convencer como personagem. Enfim Equinócio, não supriu totalmente as minhas expectativas, mas gostei de tê-lo lido e sinceramente estou bem curiosa por sua continuação, então eu recomendo que vocês leiam e tirem suas próprias conclusões.


19 comentários:

  1. Eu estou lendo aquele livro "A última nota", desta mesma autora.

    Esse também parece ser bom, ainda não conhecia, mas gostei da premissa.

    Parabéns pela resenha.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li nada da autora, apesar dos comentários positivos. Para ser sincera, não me interesso muito pelos livros dela.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Marla.
    Faz exatamente um ano que esse livro ta na estante, e infelizmente ainda não li.
    Às vezes é frustrante olhar tanto livro bom na estante me esperando e eu não consigo dar conta.
    Mas confesso que não tenho expectativas quanto a ele, a leitura será feita despretenciosamente mesmo.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho muita dificuldade de ler um livro que tem um começo lento, mas achei essa história bem interessante. Quero dar uma chance à ela.

    Beijão
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    li este livro ainda este ano e tb gostei. A leitura é agradável :) mas realmente algumas vezes ele é um pouco parado, mas acho que faz parte :)

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu achei a história bem interessante, e ainda tendo coisas que adoro que são anjos, romance, esse toque sobrenatural... eu fiquei bem curiosa em relação aos personagens e tudo mais. O fato da leitura não ter fluido muito rápido pra você me "assusta" um pouco, mas cada leitura funciona de um jeito pra uma pessoa né, então se eu tiver a oportunidade eu não vou deixar de ler Equinócio. =)

    Beijos.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie!

    Ah, é tão chato quando temos expectativas e a trama não corresponde, :\

    Bj!
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Marla, já li muuuitas resenhas positivas sobre esse lirvo. E me sinto mto feliz com o fato de ser um nacional. :D Infelizmente, ainda nao tive a oportunidade de comprá-lo, mas a cada resenha fico com mais vontade ainda rsrs
    beijos
    No Limite da Leitura

    ResponderExcluir
  9. Oi Marla :)
    Eu morro de curiosidade de ler esse livro, apesar de algumas pessoas terem meio que se frustrado com a leitura, não por ser ruim, mas por estar com expectativas altas e ter se decepcionado um pouco.
    Espero ler em breve.
    Beijos
    http://www.coisasdemeninas.blog.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie Marla
    eu gostei bastante do livro, mas pensei como você: faltou ação.
    As revelações sobre os personagens foi o que mais me manteve conectada a trama, e estou mega curiosa para ler a continuação
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da sua resenha e opinião sincera, mas apesar de dar muito valor aos autores nacionais confesso que essa ainda não me conquistou =\ além disso li várias resenhas informando que suas expectativas não foram supridas então não fiquei curiosa. Quem sabe um dia quando a série estiver completa eu me anime???

    Sucesso e aragens pelo lindo blog!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Marla,
    Fiquei revoltada que esqueci de comprar esse livro na Bienal.
    Esse e 'A última nota'...
    A Lu é uma fofa e o livro parece ser ótimo!

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  13. Oi Marla!
    De tantos comentários super positivos a respeito da Lú Piras, em especial este livro, minha curiosidade só aumenta, pretendo ler em breve!

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Oi Marla!
    Te entendo perfeiramente, pois, senti quase o mesmo que você quando li Equinócio, porém no fim do livro o fidamãe me fiscou, estou querendo muito a continuação
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  15. A lu é uma fofaaaaaaaaaaaa!!! Estou doida para ler, sei que vou amar!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  16. Parece ser um bom livro
    Também costumo ler resenhas bem positivas em relação a ele
    Gostei da sua sinceridade

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, Marla!

    Muito obrigada pela sua resenha. O autor precisa desse feedback e eu fiquei muito feliz com o seu. Como leitora, eu entendo quando os leitores dizem que Equinócio deixou respostas no ar e que não tem tanta ação como esperado por ser introdutório. O que posso garantir, como autora, é que por ser uma série, tudo será respondido no tempo certo da leitura. Essa é a graça e também a desgraça das séries, rs. Polaris - o Norte, a continuação, traz muitas respostas e muitos mistérios também, em especial, envolvendo Nate e Jonas, Rodrigo e Marcus. Os rapazes dominam o segundo livro e, consequentemente, tem muito mais ação também. Afinal, tudo precisa ser resolvido antes de acabar. :) E será. Palavra de autora.
    Grande beijo!

    Lu

    ResponderExcluir
  18. Eu também fiquei com essa sensação no começo do livro, que não tava fluindo, mas depois deu certo. Gostei do livro e quero ler a continuação, só não sei se vai ser tão logo.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Marla, tudo bem?
    Quando foi anunciado o lançamento do livro, fiquei muito animada! Sua resenha deixou transparecer que o livro não é assim tão bom quanto parece, mas como você mesma aconselhou, vou tirar minhas próprias conclusões (:

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pelo comentário:)