Resenha: O Francês Que Caiu do Céu – Wagner Grillo

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Autor (a): Wagner Grillo
Livro: O Francês Que Caiu do Céu
Skoob • 156 páginas • Ano: 2014
Classificação: 3.5 /5 Editora: Scortecci
Sinopse:Neste livro, Wagner Grillo apresenta uma coletânea de contos em que temas públicos misturam-se ao universo de nossas fixações mais íntimas. Os textos são ora fantásticos, ora reais, expõe a condição humana de uma sociedade sem respostas para os que se consideram corretos. Sexualidade, miséria, arte, memória, medo. Ao usar as atividades diárias como base essencial para os seus textos, o autor associa fato e ficção mostrando paixões e taras que talvez muitos preferissem esconder.





O livro O Francês que caiu do céu é formando por nove contos, incluindo o conto que dar nome ao livro. De forma realista, o autor aborda temas como poder, paixão e dinheiro e como os personagens chegam até as últimas consequências para consegui-los.

  • A Morta Viva
O personagem Licurgo Aroeira, a pedido da tia Oncina, vai visitar o primo Eduardo, que estar sofrendo pela morte da amada e acaba surpreendido por uma complicada situação.

  • O Francês que caiu do céu
Neste conto conhecemos o francês Jean Michel, que literalmente cai do céu e em meio a muitas reviravoltas acaba trasnnformado a vida de Jéssica e de sua mãe.

  • O segredo de Hércules
Ao pensar que estar morrendo, Hércules decide revelar todos os seus pecados e essa sua atitude acaba mudado sua vida para sempre.

Jéssica caminha até seu herói, estirado na mesa, a menina, trêmula, retira a balaclava para ver o rosto brilhante do Moisés. Puxa o capuz com temor, na esperança do milagre que vai presenciar: vê que ele é um homem normal, de carne e osso, e feio pra caralho. Vai á jaqueta procurar a identidade, mas não acha nenhum documento, encontra apenas um colar de esmeraldas. – O Francês que caiu do céu

  • Tempo
Durante uma viagem, Antônio Augusto que estar infeliz com sua vida, acaba achando um jeito de viajar no tempo e com isso mudar o seu passado.

  • Cacoete
Por causa do seu cacoete (tique-nervoso) o jovem Valdeci, acaba conhecendo a dona Marilaque, que vai mudar sua vida.

  • O Conquistador
Ivan é um conquistador barato, porém quando conhece Paula Tedesco, acaba experimentado de seu próprio veneno.

  • Decoro pra-lamentar
Levado uma vida dupla, o deputado federal doutor Chagas, deseja ser governador, mas para isso terá que contar com a influência de sua sogra Don’Ana que não o suporta.

  • O vigia cego
Em mais uma patrulha de rotina o Cabo Nunes e o soldado Miranda, acabam conhecendo o cego Eustáquio e seu pupilo Jorginho, que não são nada daquilo que aparentam ser.

  • Stripper
No ritmo da dança flameca e de fantasias, acompanhamos a história de Dona Odete, que ama senhor Antero, que ama Drica, que ama Rogério, que ama a esposa.

Conheci O Francês que caiu do céu através de uma resenha e achei sua proposta interessante, um tempo depois o autor entrou em contato comigo, perguntado se gostaria de ler o livro, aceitei e acabei me surpreendendo. Quem acompanha o blog sabe que não costumo ler livros desse gênero (com temas que abordem a condição humana de uma sociedade), então embarcar na leitura de O Francês que caiu do céu, foi embarcar em uma viagem totalmente fora da minha zona de conforto e para minha felicidade, a leitura fluiu com facilidade e o saldo foi positivo.

No primeiro momento a linguagem rude e até mesmo grosseira dos personagens, assusta, mas com o passar das páginas você vai se acostumado, graças á escrita fluida e instigante do autor. Personagens como Jean Michel, Valdeci, Maria Elvira, Eustáquio e Drica, deram o tom ao livro e há suas tramas, inteligentes, cheios de lábia e até mesmo, um certo carisma, eles usaram a situação a seu favor e até certo ponto conseguiram o que queriam.

Finalizado, com personagens reais e tramas interessantes, O Francês que caiu do céu é um bom livro que merece ser lido.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita e pelo comentário:)