Resenha: Uma Sombra Na Escuridão - Robert Bryndza

domingo, 18 de junho de 2017

Título original: The Night Stalker
SkoobClassificação: 4/5
320 páginas • Editora: Gutenberg
Detetive Erika Foster #2

Do mesmo autor de A Garota No Gelo. A Detetive Erika Foster tem agora um desafio aterrorizante. “A sombra saiu da escuridão e subiu as escadas silenciosamente. Para observar. Para aguardar. Para colocar em prática o que há tanto tempo planejava.” Em uma noite de verão, a Detetive Erika Foster é convocada para trabalhar em uma cena de homicídio. A vítima: um médico encontrado sufocado na cama. Seus pulsos estão presos e através de um saco plástico transparente amarrado firmemente sobre sua cabeça é possível ver seus olhos arregalados. Poucos dias depois, outro cadáver é encontrado, assassinado exatamente nas mesmas circunstâncias. As vítimas são sempre homens solteiros, bem-sucedidos e, pelo que tudo indica, há algo misterioso em suas vidas. Mas, afinal, qual é o segredo desses homens? Qual é a ligação entre as vítimas e o assassino? Erika e sua equipe se aprofundam na investigação e descobrem um serial killer calculista que persegue seus alvos até achar o momento certo para atacá-los. Agora, Erika Foster fará de tudo para deter aquela sombra e evitar mais vítimas, mesmo que isso signifique arriscar sua carreira e também sua própria vida.



A trama se passa em Londres e tem inicio com o assassinato de Gregory Munro, um renomado clínico geral de quarenta e seis anos, proprietário de Hilltop Medical Practice. Acreditado que Gregory havia viajado Estelle, mãe dele vai até sua casa alimentar o gato e acaba tendo uma desagradável surpresa: o corpo do filho, amarrado na cama, com um saco na cabeça.
A Detetive Inspetora Chefe Erika Foster, da policia Metropolitana e chamada para assumir o caso. Erika que já foi uma estrela em ascensão no meio policial, ficou com sua carreira estagnada e sua credibilidade abalada, desde a desastrosa operação, há quase dois anos antes, comandada por ela, que culminou com a morte de Mark, seu marido e mais quatro colegas.
Você não vai escapar. Eu vou te pegar.
Quando evidências e testemunhos colidem, levado o caso de assassinato de Gregory Munro, para direções diferentes, Erika começa a ser pressionada pelos seus superiores, a conseguir resultados, até que surge uma nova vítima: Jack Hart.
Jack é o apresentador do The Jack Hart Show, um programa sensacionalista de grande sucesso. Apesar da similaridade nas cenas dos crimes, e de ambas vítimas estarem separadas de suas esposas e serem bem sucedidos em suas carreiras, não há mais nada que os liguem, então porque ambos foram assassinados da mesma maneira?
Tentando responder a essa pergunta, Erika vai juntando as peças desse complicado quebra - cabeça, para evitar que A Sombra, faça uma nova vítima, sem imaginar, que o assassino possa estar mais perto do que ela pode imaginar.
Como alguém tão doentio e pervertido podia conectar-se a ela tão profundamente?
Uma Sombra Na Escuridão é o segundo volume da série Detetive Erika Foster, de Robert Bryndza, publicado pela Editora Gutenberg, mas não há nenhum problema em lê-los fora de ordem, já que cada livro possui sua própria trama fechada. Esse é o primeiro livro que leio do autor e iniciei a leitura cheia de curiosidade, já que optei por não ler nenhuma resenha sobre o mesmo. Felizmente Uma Sombra Na Escuridão, possui uma trama ágil, instigante e surpreendente, que fez com que a leitura fluísse sem problemas.

Erika Foster é uma profissional competente e determinada, mas que desde a morte do marido, se sente um pouco perdida. Além da dor da saudade, ainda há o sentimento de culpa pela morte de Mark e dos companheiros. Erika e aquele tipo de personagem que não leva desaforo para casa, e apesar desse seu jeito lhe causar alguns problemas no decorrer da trama, ela não deixa de falar o que pensa, de expor suas opiniões, ou ir até as ultimas consequências para resolver um caso, mesmo que isso signifique bater de frente com seus superiores.
Um dos pontos interessantes, da trama e a forma como, o autor vai revelando aos poucos a identidade de A Sombra (nome dado pela mídia, ao assassino), assim como os motivos que o levaram a cometer os assassinatos. Já que A Sombra surpreende não só nos leitores, como também a Erika e sua equipe, por ser uma pessoa que a primeira vista e acima de qualquer suspeita.
- Me pegue se puder. Ainda não terminei.
Além de Erika e A Sombra, outros personagens ajudam a dar o tom e a desenvolver a trama. Detetive Moss e o Detetive Inspetor Peterson fazem parte da equipe de Erika, e são totalmente leais a ela. Ela é divertida e sempre tem uma palavra amiga, já ele é um cavalheiro e parece ter uma queda por Erika. O Superintendente Chefe Marsh é o superior de Erika e parece gostar dela, mas apesar disso não confia totalmente em suas habilidades e detesta a forma indisciplinada como ela atua às vezes. Isaac Strong é Patologista Forense e amigo de Erika, porém a relação deles fica abalada durante o desenrolar da trama, por conta do relacionamento conturbado dele.
Não gostei de algumas finalizações de enredos por considerá-las rápidas demais, mas esse detalhe não tira o brilho do livro, que possui uma boa trama, personagens cativantes e bem desenvolvidos e capítulos curtos, que facilitam a leitura. Com uma protagonista destemida e um assassino inteligente, Uma Sombra Na Escuridão, vai pra lista dos melhores do ano, Recomendo!!! 
*LIVRO CEDIDO PELA EDITORA GUTENBERG PRA RESENHA*

9 comentários:

  1. Oi Marla!! Eu não conheço a obra, mas gosto de tramas em que o personagem precisa juntar as peças, a gente vai se envolvendo junto com ele rs que bom que dá pra ler fora de ordem tb! Gostei da indicação.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi Marla, tudo bem?
    Eu achei a trama bem intensa e instigante. Fiquei curiosa. Fás um bom tempo que não leio um bom romance de suspense policial. Dica anotada.
    bjus,
    Amanda Almeida
    http://blog.amanda-almeida.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ótima dica, fiquei bem curioso, deve ser interessante
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  4. Oie Marla =)

    Fico feliz em ver que a obra manteve o bom ritmo até o final. Como comentei no seu post anterior, a sua é a primeira resenha que leio do livro.

    Confesso que não é bem o meu estilo favorito de leitura, mas gosto de narrativas instigantes e esse livro pelo visto parece possuir isso.

    Vou deixar a dica anotada aqui ^^

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  5. Oi
    que bom que gostou da leitura, apesar de não ter curtido alguns detalhes, a história parece ser ótima.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha Marla. Aprecio thrillers policiais e esse me pareceu ser muito bom. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Marla!
    Bom saber que dá pra ler fora de ordem os livros.
    Gostei do você apresentou da trama. Foi o suficiente para me convencer a dar uma chance.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Três Anos do blog A Colecionadora de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Já tinha visto esse livro por aí, mas não sabia sobre o que ele tratava... Adorei sua resenha e fiquei curiosa para ler a estória!

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio de 11 kits

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Já vi falar do livro, mas não tinha parado para saber da história.
    Fiquei curiosa, e acho que vou colocar na lista de leitura.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pelo comentário:)